Quase seis meses após decretar o estado de emergência pela covid-19 no País, o Ministério da Saúde ainda guarda em seus estoques 9,85 milhões de testes, de acordo com documentos internos da pasta. A informação é do Estadão.
O número é quase o dobro dos cerca de 5 milhões de unidades entregues até agora pelo governo federal aos Estados e municípios. Os testes são do tipo RT-PCR, considerado “padrão-ouro” para diagnóstico da doença.
O principal motivo para os testes ficarem parados nas prateleiras do ministério é a falta de insumos usados em laboratório, como reagentes, para processar amostras de pacientes.
De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o governo federal comprou os lotes de exames, mas sem ter garantia de que haveria todos esses insumos, indispensáveis para usar os testes. A entidade alega que estes produtos não são entregues “com regularidade” pela pasta.
Questionado pela reportagem do Estadão, o Ministério da Saúde afirmou que teve dificuldades para encontrar todos os insumos no mercado internacional, mas que está estabilizando a distribuição conforme recebe importações de fornecedores.
Covid-19 Brasil registra 11.722 casos de covid-19 e 92 mortes em 24 horas
Covid-19 Bahia registra 567 novos casos e mais 11 óbitos nesta terça-feira (30)
Confira! Covid-19: Saiba onde se vacinar em Salvador nesta quarta
Salvador Salvador segue com aplicação das doses contra Covid-19 nesta sexta
Salvador Covid-19: prefeitura retoma vacinação em Salvador nesta segunda-feira (8)
Confira! Covid-19: Confira os postos de vacinação em Salvador nesta terça