A Bahia receberá uma doação de 275 mil litros de gasolina e diesel da Petrobras, ao longo de três meses, para auxiliar no combate à pandemia do novo coronavírus, que causa a Covid-19.
O combustível será utilizado para abastecer ambulâncias, veículos de transporte de equipes médicas, além de geradores dos hospitais e outras unidades de saúde mantidas pelo Governo do Estado e que estão recebendo pacientes do novo coronavírus.
A primeira remessa chega nesta sexta-feira (17), com 20 mil litros, e será distribuída pela Secretaria da Saúde (Sesab).
A doação vai chegar em parcela durante um período de três meses, totalizando 275 mil litros de combustível para abastecer todas as regiões do estado.
“É um reforço importante e que vai nos auxiliar no transporte de profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente contra a Covid-19, de insumos e também de pacientes. Vai possibilitar ainda a manutenção dos hospitais e as unidades de retaguarda com o suporte dos geradores”, afirma o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.
O diretor de serviços da Secretaria da Administração (Saeb), Raul Celuque, explica que, a princípio, foi solicitado que o Estado fizesse a armazenagem do combustível doado. Porém, como o modelo de abastecimento estadual é realizado por intermédio de uma rede de postos credenciados, a Petrobras disponibilizou o Posto Escola, localizado no Stiep, para armazenagem do combustível doado.
“Nós encaminhamos um ofício para a Petrobras com a análise de nosso consumo dos veículos de transporte e geradores dos hospitais públicos que atuaram na pandemia nos meses de março, abril e maio. Obtivemos uma média mensal de 104 mil litros de combustível. A Petrobras doará uma quantidade que cobre boa parte dessa demanda, o que é um auxílio muito bem-vindo”, diz Celuque.
No total, a Petrobras doará mais de 3 milhões de litros de combustíveis para todos os estados do Brasil. A doação terá importância estratégica no enfrentamento da pandemia, visando garantir uma logística eficiente no transporte de profissionais de saúde, insumos e pacientes, bem como a manutenção dos hospitais de campanha nos estados. A BR Distribuidora será responsável pela logística da entrega em todo o país.
“A Petrobras tem concentrado seus esforços, desde o início da pandemia, em ajudar a sociedade brasileira a atravessar esse momento. Acreditamos que a doação de combustível ajudará os estados na locomoção de pacientes e equipes de saúde, e na geração de energia para os hospitais de campanha”, destaca a gerente executiva de Responsabilidade Social da Petrobras, Olinta Cardoso.
Bahia Seagri abre processo seletivo com 35 vagas e salários de até R$ 3,8 mil na Bahia; confira
Bahia Exame toxicológico passa a ser obrigatório para primeira CNH na Bahia
BA Inmet emite alerta de vendaval para a Bahia em meio à formação de ciclone-bomba no Sul do país
BA Vereadores trocam socos durante sessão da Câmara no interior da Bahia
BA Porto Seguro declara situação de emergência após chuvas intensas
Bahia Embasa suspende abastecimento de água em seis cidades baianas nesta quinta