A Administração Central e apresentada ao Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia (Ufba) apresentou nesta quarta-feira (15) uma proposta para a retomada de atividades em 2020. A instituição deverá oferecer um semestre acadêmico suplementar, com aulas remotas online, seja com componentes curriculares como complementares de ensino, pesquisa e extensão.
Segundo o projeto, as aulas presenciais são inviáveis já que, para realização da pesquisa, do ensino e da extensão, é necessário reunião e circulação de grande quantidade de pessoas em espaços restritos - algo contraindicado por causa da pandemia do novo coronavírus.
Na proposta da Ufba, também estão previstas ações para ampliar a capacitação em tecnologias digitais de professores, técnicos e terceirizados. Quanto aos alunos que não possuem condições adequadas de estudo, equipamentos e acesso à internet, o reitor da instituição afirma que "vamos procurar alternativas para eles".
"Uma das possibilidades é que os alunos possam acessar os laboratórios da Ufba, se as condições sanitárias permitirem. Vamos aguardar para definir. Na semana que vem, devemos ter um retorno [do Conselho Universitário, ao qual o projeto foi submetido]", comenta o reitor ao Correio.
Ainda de acordo com a proposta, caso os estudantes não consigam reunir condições mínimas de acompanhamento dos cursos, eles poderão retomar o semestre presencial, que continua suspenso, sem qualquer penalidade.
Educação Funceb oferece 900 vagas para Cursos de Férias 2026
Educação Lula sanciona lei que cria “SUS da Educação”
Educação II Semana de Psicologia da Estácio promove diálogo entre arte, psicologia e cultura afro-brasileira
Educação Laboratórios, oficinas e workshops: Feira de Profissões atrai jovens do ensino médio
Educação Estácio Feira de Santana lança programa Escola do Direito para estudantes do Ensino Médio
Educação Planetário da Ufba tem programação gratuita em setembro