Sexta, 29 de Março de 2024
71 99208-9314
Tecnologia Facebook

Facebook é pego dando sugestões de busca bem estranhas aos usuários

O bug foi notado por Inti De Ceukelaire, um pesquisador belga de segurança.

23/02/2019 14h45
Por: Vinicius Duarte Fonte: TecMundo
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A fase do Facebook não anda mesmo nada boa. Um bug surgiu trazendo resultados diferentes - e estranhos - entre a pesquisa de fotos envolvendo mulheres e homens. Além disso, para piorar, os termos sugeridos são bem, digamos, inusitados.

O bug foi notado por Inti De Ceukelaire, um pesquisador belga de segurança. Ele postou sua descoberta no Twitter, e notou que a pesquisa com os termos em inglês da expressão "fotos das minhas amigas mulheres" mostrava apenas imagens de mulheres que estavam adicionadas na lista de usuários. Entretanto, quando ele tentou pesquisar "fotos dos meus amigos homens", os resultados mostravam algo bem diferente: imagens de homens - sendo que a grande maioria eram memes - aleatórios.

O portal Mashable fez o mesmo teste com estes termos de busca, e recebeu os mesmos resultados. De novo, o termo "mulheres" funcionou, mas o "homens" não. Essa discrepância já é algo um pouco perturbador, mas não para por aí: ao testar os termos de busca, a rede social sugeriu alguns termos ainda mais específicos, como "fotos das minhas amigas de biquíni", que mostrava imagens de mulheres usando biquínis e até mesmo uma mulher de topless, algo que claramente viola as regras do Facebook sobre nudez.

Para completar, as sugestões de busca foram ficando cada vez mais estranhas. A busca por "amigas mulheres" começou a trazer resultados indicando fotos das amigas adicionadas, amigas que estão solteiras e até mesmo amigas que estariam por perto. Enquanto isso, ao pesquisar por homens, a busca sugeria apenas grupos de homens, páginas sobre dicas de como fazer amigos ao redor do mundo e, por fim, amigos homens também interessados em homens.

O portal Mashable indagou o Facebook a respeito destas ocorrências. A rede social respondeu que o recurso de buscas da rede social traz o que as pessoas podem estar procurando na plataforma, ou seja, os tópicos mais recorrentes, mas o que não necessariamente é um conteúdo que realmente existe na plataforma. A rede social está constantemente trabalhando na ferramenta de busca, para que sugestões relevantes sejam mostradas aos usuários.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.