Uma operação feita pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), entre os dias 22 de abril e 16 de maio, identificou 254,27 hectares de vegetação nativa desmatada por uso de fogo, em seis municípios do litoral norte da Bahia. Área equivale a mais de 250 campos de futebol. Também foram apreendidos 222,19 m³ de madeira proveniente de desmatamento ilegal na região.
A ação, realizada nos municípios de Jandaíra, Esplanada, Entre Rios, Cardeal da Silva, Conde e Itanagra, foi desenvolvida a partir dos resultados apresentados pelo Projeto Harpia – sistema de monitoramento da cobertura vegetal desenvolvido pela Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (COTIC) do Instituto.
Além do material recolhido, foram apreendidos 30 fornos que eram utilizados para a produção de carvão vegetal e 1134 sacos de carvão. O Inema informou ainda que foram aplicados, em campo, autos de infração de apreensão e de interdição temporária para as atividades clandestinas identificadas.
Além do Instituto, participaram da ação a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), a Polícia Militar da Bahia (PMBA) e o Ministério Público da Bahia (MPBA).
Feira de Santana Justiça condena família a pagar mais de R$ 1 milhão por manter mulher em condições análogas à escravidão por 42 anos
Feira de Santana Tecnologia revoluciona acesso a shows e grandes eventos em Feira de Santana
Feira de Santana TRF1 mantém decisão que absolve José Ronaldo em caso de improbidade administrativa
Feira de Santana Estado cede terreno para construção de policlínica em Feira de Santana
BA Candeias: Centro POP realiza palestra educativa sobre prevenção de hepatites virais para pessoas em situação de rua