Um dos principais médicos do Brasil, o urologista Miguel Srougi, professor titular na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), avalia que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apresenta uma postura "absolutamente incorreta" ao contrariar ações de importantes países do mundo diante da pandemia da Covid-19.
Bolsonaro defende que a quarentena vai prejudicar a economia, não mantém o próprio isolamento social e cria conflitos com governadores e integrantes do governo.
"Existe uma disfunção política em um momento muito difícil para o Brasil e para o mundo na área de saúde. A simples ideia [de Bolsonaro] de não agir, sem isolamento social para impedir aglomerações de pessoas, pode ser preponderante para sabermos se vamos ter mil ou 10 mil mortes", disse o urologista ao UOL.
"Tecnicamente, o que está sendo feito no Brasil é correto graças a governadores e a um ministro competente. Já a postura do presidente é absolutamente incorreta. Ele se sensibilizou com o apelo de grandes empresas de que não podiam parar e menosprezou vidas. Para ele, não faz diferença se vão morrer mais ou menos pessoas", completa o professor da USP.
Srougi é médico do hospital Vila Nova Star, onde Bolsonaro ficou 10 dias internado em setembro do ano passado. Ele foi reconhecido por ter tratado políticos importantes enquanto trabalhava no hospital Sírio-Libanês, a exemplo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de sua ex-mulher, Marisa Leticia, do também ex-presidente Michel Temer (MDB) e do ex-ministro Ciro Gomes.
Covid-19 Brasil registra 11.722 casos de covid-19 e 92 mortes em 24 horas
Covid-19 Bahia registra 567 novos casos e mais 11 óbitos nesta terça-feira (30)
Confira! Covid-19: Saiba onde se vacinar em Salvador nesta quarta
Salvador Salvador segue com aplicação das doses contra Covid-19 nesta sexta
Salvador Covid-19: prefeitura retoma vacinação em Salvador nesta segunda-feira (8)
Confira! Covid-19: Confira os postos de vacinação em Salvador nesta terça