Uma unidade prisional em Mongaguá, na Baixada Santista, registrou a fuga de cerca de 400 detentos ontem (16).
De acordo com o G1, também houve rebeliões em mais três presídios do interior de São Paulo: Tremembé, Mirandópolis e Porto Feliz.
A situação ocorre após a Corregedoria-Geral da Justiça suspender a saída temporária dos presos em regime semiaberto, que estava prevista para hoje (17).
A suspensão foi definida de maneira preventiva, para evitar que os presos retornassem às prisões com coronavírus e transmitissem a doença aos demais detentos.
A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou, em nota, que a situação estava controlada nas unidades de Mongaguá, Tremembé, Porto Feliz e Mirandópolis.
"O Grupo de Intervenção Rápida controlou a situação nos presídios de forma imediata", afirma o comunicado.
A SAP disse ainda que "até as 22h30, 174 presos foram recapturados pela Polícia Militar com apoio de agentes de segurança penitenciária. A SAP realiza a contagem para determinar o número exato de fugitivos".
Brasil Sorteio da Mega da Virada ocorre em novo horário este ano; confira
Brasil 46 mil presos deixaram prisões na saidinha de Natal em 2025
Brasil Bolsonaro segue internado em Brasília e passará por novo procedimento para conter soluços
Brasil PRF reforça fiscalização nas rodovias durante a Operação Natal
Brasil Campanha contra violência e assédio a mulheres passa a ser exibida em aeroportos de todo o país
Brasil Padre Júlio Lancellotti deixa redes sociais e suspende transmissões de missas; entenda o motivo