A atualização mais recente do Monitor de Secas mostra que a Bahia registrou a redução das áreas sob seca na maior parte do estado. No entanto, com base na análise dos indicadores de curto e longo prazo, aumentaram as áreas de seca moderada no extremo sul.
Diminuíram as regiões com seca grave no alto São Francisco, próximo à divisa com Minas Gerais, e sob seca extrema no norte da Bahia. Além disso, com as chuvas acima da média em janeiro, a área sem seca também aumentou em parte do Recôncavo baiano.
O Monitor de Secas é coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA), com apoio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), e desenvolvido conjuntamente com instituições estaduais e federais ligadas às áreas de clima e recursos hídricos. Na Bahia, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) atua no Monitor de Secas, que é usado para auxiliar a execução de políticas públicas de combate à seca.
Chuvas
Em janeiro deste ano, foram registradas chuvas acima da média histórica em Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins, Maranhão, leste e sul do Piauí, centro-oeste da Bahia e extremo norte do Ceará, com precipitações acumuladas entre 250mm e 300mm.
No centro-sul de Minas e no nordeste do Maranhão, as chuvas ultrapassaram os 400mm em janeiro. Com isso, o Monitor registrou redução das áreas com seca sobretudo no Nordeste, Espírito Santo e Minas Gerais.
Bahia TCM determina suspensão de contratos do São João de Irecê e questiona gastos de R$ 10,2 milhões
Bahia Rodovias baianas devem receber 600 mil veículos no feriado de Corpus Christi
BA A cada 29 segundos, uma mulher recebe medida protetiva no Brasil; Bahia é a 4ª no ranking
BA Gás de cozinha fica mais caro na Bahia após reajuste
BA Governo do estado anuncia apoio a festas juninas em 283 cidades baianas
BA Cidade baiana cancela São João 2026 após aumento de casos de dengue