As solicitações para a recorreção da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegou a 60 mil na manhã desta segunda-feria (20). De acordo com comunicado com o Ministério da Educação (MEC), houve falha em parte das provas corrigidas. As autoridades informaram que menos de 9 mil candidatos foram prejudicados.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela prova, o problema na correção teria foi por erro na identificação dos cartões de resposta dos candidatos e da respectiva cor das provas que fizeram. A falha teria ocorrido na gráfica, a empresa Valid: os arquivos com essas informações foram repassadas ao Inep com divergências. Ou seja, o aluno fez a prova de uma cor, mas a nota foi corrigida como se fosse de outra.
O instituto havia comunicado da primeira vez que o problema teria ocorrido apenas na correção das provas do segundo dia, quando são feitas as avaliações de Ciências da Natureza e Matemática. Mas, segundo o governo, também poderão haver falhas nas provas do primeiro dia, quando os candidatos respondem as questões de Ciências Humanas e Linguagens, além da redação.
Educação Funceb oferece 900 vagas para Cursos de Férias 2026
Educação Lula sanciona lei que cria “SUS da Educação”
Educação II Semana de Psicologia da Estácio promove diálogo entre arte, psicologia e cultura afro-brasileira
Educação Laboratórios, oficinas e workshops: Feira de Profissões atrai jovens do ensino médio
Educação Estácio Feira de Santana lança programa Escola do Direito para estudantes do Ensino Médio
Educação Planetário da Ufba tem programação gratuita em setembro