Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (23) aponta que 42% da população avalia que o governo Jair Bolsonaro teve um desempenho ruim ou péssimo ao lidar com o vazamento de óleo que atinge o litoral brasileiro desde o fim de agosto. Para 31% dos entrevistados, a ação do governo foi regular e para 23%, foi ótima ou boa.
A avaliação negativa de governo federal foi maior no Nordeste, região mais afetada pelas manchas de óleo – metade da população nordestina considerou ruim ou péssimo o desempenho de Bolsonaro em relação à crise.
O levantamento do Datafolha foi realizado com 2.948 pessoas acima de 16 anos em 176 municípios nos dias 5 e 6 de dezembro de 2019 e mostrou que a maior parte dos brasileiros (92%) tomou conhecimento do desastre ambiental. Até o momento, 972 pontos foram afetados, e mais de cem animais morreram após contato com o petróleo.
À Folha de S.Paulo, Mauricio Voivodic, diretor-executivo da ONG WWF-Brasil, afirmou que a resposta do governo federal ao desastre “foi muito aquém da necessária, tanto para a investigação da origem do óleo como nos processos pouco transparentes com que o Brasil conduziu essa gestão”.
Brasil Sorteio da Mega da Virada ocorre em novo horário este ano; confira
Brasil 46 mil presos deixaram prisões na saidinha de Natal em 2025
Brasil Bolsonaro segue internado em Brasília e passará por novo procedimento para conter soluços
Brasil PRF reforça fiscalização nas rodovias durante a Operação Natal
Brasil Campanha contra violência e assédio a mulheres passa a ser exibida em aeroportos de todo o país
Brasil Padre Júlio Lancellotti deixa redes sociais e suspende transmissões de missas; entenda o motivo