A partir janeiro de 2020, todos os professores aposentados até 2002 que foram enquadrados indevidamente pelo governo do Estado e deram entrada no processo de reclassificação, vão começar a receber seus proventos, de acordo a ordem de classificação. Ao todo, cerca de 20 mil aposentados e pensionistas vão ser beneficiados.
O acordo celebrado entre a APLB-Sindicato, autora da ação coletiva, e o Estado da Bahia abrange a todos que aderirem aos seus termos.
“Depois de muitos e muitos anos lutando na Justiça, a APLB obteve vitória na ação, transitada e julgada. A partir de janeiro, todos que deram entrada vão começar a receber os seus proventos. No primeiro momento vão ser rateados 25 milhões de reais” , disse o professor Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB Sindicato.
Quem assinou procuração para execução individual com advogadas do sindicato já está incluso no acordo. Essas pessoas nada mais precisam fazer. Para quem ainda não aderiu, é preciso procurar a APLB. “Se você conhece algum professor ou professora que possa ser beneficiado, avise para ir a qualquer APLB do estado até o dia 09 de dezembro para que possa entrar na folha de janeiro de 2020” completou Rui Oliveira.
Em Salvador, a adesão ao acordo pode ser feita na Rua da Grécia – Edifício Delta – sala 507 – Comércio – CEP – 40.010-010. Telefone – (71) 3015-2761. Horário de atendimento: Das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas, de segunda a sexta-feira. A adesão também poderá ser feita nos postos do CEPREV – Centro de Atendimento Previdenciário, vinculados à SUPREV – Superintendência de Previdência.
Documentos necessários:
• Cópia do ato aposentador;
• Cópia da RG, CPF e comprovante de residência;
• Número de conta e banco;
• Contracheques do mês anterior à aposentadoria e do mês subseqüente, para averiguação do nível/classe que estava enquadrado na oportunidade da aposentadoria;
• Contracheque do mês a partir da vigência da Lei 8480/02 (novembro de 2002) até os dias atuais;
• Procuração e contrato
Os herdeiros, além dos documentos relacionados, precisam apresentar um documento pessoal com foto e o atestado de óbito da mãe ou pai professor (a).
Bahia Candeias: Obra de contenção na subida da ladeira do Malembá avança para fase final
Bahia Sesab cobra provas de Zé Ronaldo sobre mortes na regulação
Bahia João Carlos Salles é nomeado para terceiro mandato como reitor da Ufba
Bahia Inmet eleva para nível de perigo alerta de baixa umidade em 103 municípios da Bahia
Bahia Candeias apresenta significativa melhora no IDEB 2025
Bahia Seagri abre processo seletivo com 35 vagas e salários de até R$ 3,8 mil na Bahia; confira