O governo de Jair Bolsonaro tem se recusado a apresentar dados sobre o enxugamento que ocorre no programa Bolsa Família, segundo a Folha de S. Paulo. Reportagem publicada pelo jornal no início de outubro aponta que o Ministério da Cidadania começou a barrar o número de novas famílias que entram no programa, alegando falta de dinheiro.
Sob sigilo, integrantes da administração federal afirmaram que a fila de espera para o programa de transferência de renda é de aproximadamente de 700 mil famílias, mas oficialmente o governo não informa os números e onde está a maior parte do problema.
Após a publicação da reportagem, a Câmara requisitou esclarecimentos ao governo. O prazo terminou na sexta (22) sem resposta do ministério, que ainda poderá pedir mais tempo para apresentar os dados. Se não responder, o governo poderá ser acusado de crime de responsabilidade, previsto na Constituição.
O governo também se recusa a mostrar os dados por meio da Lei de Acesso à Informação, mesmo com diversas tentativas feitas pela reportagem.
Brasil Arma apreendida com militar foi desativada por seguranças de Bolsonaro, diz defesa
Brasil Médicos que atenderam Bolsonaro na prisão denunciam calote em plantões
Brasil Anvisa manda recolher lote de água Crystal após detectar bactéria
Brasil Anvisa libera retomada da produção da Ypê após correção de falhas sanitárias
Brasil Eleitores brasileiros no exterior chegam à marca de 1 milhão
Brasil Influenciadora Deolane Bezerra é presa em operação contra lavagem de dinheiro do PCC; entenda