O Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) deste ano será realizado nos dias 3 e 10 de novembro. O primeiro dia será focado na área de humanas, com 45 questões de ciências humanas e 45 de linguagens e códigos, além da produção da Redação. No segundo dia, a prova tem como foco a área de exatas, com questões de matemática e ciências da natureza.
O tema da redação é sempre um assunto polêmico, gerando expectativas e suposições. Cícero Gomes, do departamento de Inovação Pedagógica da Evolucional, startup de educação baseada em dados e que aplica o simulado do Enem, levanta possíveis assuntos que podem ser abordados, de acordo com edições passadas e critérios para este ano.
Nos anos anteriores, a presença de assuntos relacionados a minorias sociais, como imigração, crianças, mulheres vítimas de violência, minorias religiosas e surdos causou impactos tanto positivos como negativos, sendo alvo de críticas de autoridades ligadas à educação, por causar possíveis discussões ideológicas.
Então, temas ligados a visões progressistas (direitos LGBT+, preservação ambiental, cotas, terras indígenas) têm menor probabilidade de aparecer este ano, conforme sugestão do ministro da Educação, Abraham Weintraub.
A prova de 2018, com o tema “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” trouxe uma proposta diferente, o que pode indicar uma mudança de direção dos assuntos políticos-sociais. Ainda assim, é previsível que o Enem traga um tema relacionado a problemas atuais do Brasil.
Alguns assuntos prováveis, segundo o especialista, são:
– Mobilidade urbana nas cidades brasileiras
– Jovem, educação e mercado de trabalho
– As novas profissões do século XXI
– Desafios do combate à violência
– Meios de evitar a evasão escolar
– Controle da circulação de informações na internet
– A importância do letramento digital
– Combate à depressão na sociedade brasileira
A redação representa até mil pontos na prova. Portanto, o importante é se manter atualizado, visto que, independente do tema, o candidato será convidado a discutir um assunto abordado pela mídia.
Editoriais, reportagens e artigos de opinião são importantes ferramentas para a produção de uma boa argumentação.
Educação Funceb oferece 900 vagas para Cursos de Férias 2026
Educação Lula sanciona lei que cria “SUS da Educação”
Educação II Semana de Psicologia da Estácio promove diálogo entre arte, psicologia e cultura afro-brasileira
Educação Laboratórios, oficinas e workshops: Feira de Profissões atrai jovens do ensino médio
Educação Estácio Feira de Santana lança programa Escola do Direito para estudantes do Ensino Médio
Educação Planetário da Ufba tem programação gratuita em setembro