O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou que o município de Cícero Dantas adote as medidas cabíveis para garantir que o Calendário Escolar de 2019 atenda aos parâmetros estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - 800 horas distribuídas por um mínimo de 200 dias de efetivo trabalho.
O documento direcionado ao prefeito da cidade, Ricardo Nunes Almeida da Silva, e ao secretário municipal de Educação, Felipe Carvalho Castro, estabelece um prazo de dez dias - contados a partir do recebimento da nota recomendatória - para que a dupla forneça resposta escrita sobre as providências adotadas.
Eles também terão de apresentar o calendário estabelecido para este ano.
De acordo com informações publicadas no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta sexta-feira (19), o cronograma deverá apresentar informações relativas ao tempo estabelecido para cada aula; o horário de início e termino de cada classe; e os períodos de recessos e feriados, bem com quando serão aplicadas as provas finais e de recuperação.
“Em caso de não acatamento desta Recomendação, o Ministério Público informa que adotará as medidas legais necessárias a fim de assegurar a sua implementação, inclusive através do ajuizamento de ação civil pública cabível, precipuamente para se respeitar as normas constitucionais (artigos 37, II, V e IX da CF), sem prejuízo de análise de eventual ato de improbidade administrativa”, adverte a nota recomendatória.
A promotora Márcia Câncio Santos, que assina o texto, justifica que a recomendação considera notícias recebidas pelo MP de que o município determinou o encerramento das atividades escolares de 2017 em 8 de dezembro. Para o órgão, a antecipação das aulas acarreta no não cumprimento da carga horária estabelecida pela LDB e em prejuízo aos alunos “que não teriam acesso adequado ao conteúdo das disciplinas”.
Feira de Santana Justiça condena família a pagar mais de R$ 1 milhão por manter mulher em condições análogas à escravidão por 42 anos
Feira de Santana Tecnologia revoluciona acesso a shows e grandes eventos em Feira de Santana
Feira de Santana TRF1 mantém decisão que absolve José Ronaldo em caso de improbidade administrativa
Feira de Santana Estado cede terreno para construção de policlínica em Feira de Santana
BA Candeias: Centro POP realiza palestra educativa sobre prevenção de hepatites virais para pessoas em situação de rua