O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil público para investigar supostos desvios de verbas da prefeitura de Castro Alves, a 194 km de Salvador, envolvendo parentes do prefeito Thiancle Araújo (PSDB) e o secretário de Relações Institucionais do município, Mário Germano Rebouças de Santana Bastos. O procedimento foi instaurado pelo procurador da República Claytton Ricardo de Jesus Santos.
De acordo com o órgão federal, as irregularidades ocorreram no Pregão Presencial nº 065/2017, para aquisição de material elétrico e iluminação pública. A licitação foi dividida em quatro lotes, e o lote de número quatro foi arrematado pela Materiais de Construção Irmãos Araújo Ltda. Com a empresa, foi firmado um contrato no valor global de R$ 982.604,00.
Segundo o MPF, a empresa pertence a parentes do chefe do Executivo Municipal. Ainda de acordo com o Ministério Público, o secretário Mário Germano também estaria envolvido no esquema que desviou recursos destinados às compras dos materiais.
Outro lado
Procurada, a Prefeitura informou que a empresa que ganhou o quarto lote “não tem nenhum vínculo de parentesco com o prefeito ou com outros gestores da administração, não existindo assim nenhum impedimento em sua participação no pregão presencial”.
A gestão municipal informou ainda que está à disposição da Justiça, do Ministério Público Federal e de toda a sociedade para esclarecer e contribuir com a apuração dos fatos referentes a licitação. Ressaltou também que o processo seguiu rigorosamente todas as normas e diretrizes legais para a sua realização.
Feira de Santana Justiça condena família a pagar mais de R$ 1 milhão por manter mulher em condições análogas à escravidão por 42 anos
Feira de Santana Tecnologia revoluciona acesso a shows e grandes eventos em Feira de Santana
Feira de Santana TRF1 mantém decisão que absolve José Ronaldo em caso de improbidade administrativa
Feira de Santana Estado cede terreno para construção de policlínica em Feira de Santana
BA Candeias: Centro POP realiza palestra educativa sobre prevenção de hepatites virais para pessoas em situação de rua