O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou nesta terça-feira (2) o senador Flávio Bolsonaro de ter pedido ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, uma intervenção no Pix. Durante discurso em Rio Verde (GO), Lula afirmou que não permitirá interferências externas no sistema brasileiro de pagamentos e voltou a criticar o parlamentar, que se reuniu com Trump na Casa Branca no fim de julho ao lado do irmão, Eduardo Bolsonaro.
As declarações ocorrem após o governo norte-americano anunciar a classificação das facções criminosas brasileiras PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas e divulgar um relatório que acusa o Pix de prejudicar empresas de pagamento eletrônico, além de propor novas tarifas sobre produtos brasileiros. Mais cedo, em Catalão (GO), Lula afirmou que Flávio agora nega ter defendido a interferência dos Estados Unidos e disse que eventuais medidas prejudicariam empresários, o agronegócio e a economia brasileira.
Também nesta terça-feira, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços informou que uma eventual taxação de 25% sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos pode afetar diretamente 21% das exportações do país destinadas ao mercado norte-americano.
Política Dino pede vista e interrompe julgamento do STF após bate-boca entre ministros sobre caso Master
Política Pablo Marçal cita Bahia em ataque a religiões africanas
Política Rolezinho de Dr. Pitágoras percorre distritos da BR-324 em Candeias e passa por Maracangalha, em São Sebastião do Passé
Política PGR chama dinheiro de Vorcaro para filme de ‘aporte ilícito’ e aponta atuação de Eduardo Bolsonaro
Política Mendonça determina soltura de ex-procurador do INSS investigado pela PF
Eleições 2026 Real Time: Jerônimo e ACM Neto têm empate técnico no 1º e 2º turnos ao governo da Bahia