O presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja realizar, no início de janeiro, um evento no Palácio do Planalto para relembrar a invasão às sedes dos Três Poderes ocorrida em 8 de janeiro de 2023. A iniciativa deve contar com a presença de ministros do governo e dos presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal.
A informação foi confirmada pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), em entrevista aqui na Rádio Metrópole, nesta segunda-feira (22). Segundo o senador, a intenção do presidente é reforçar a memória sobre os ataques à democracia brasileira.
“Dia 8 de janeiro o presidente Lula vai fazer um ato para que a gente não deixe passar a lembrança daquele dia triste que foram afrontar a democracia. E não sei que dia que ele vai assinar o veto, mas ele vai assinar o veto daqui até o dia 8 de janeiro”, afirmou Wagner.
Lula já havia orientado ministros a estarem em Brasília na data para participar do ato simbólico, que deve marcar mais um ano dos ataques. A expectativa é que o evento siga o modelo das cerimônias realizadas em 2024, com discursos e manifestações em defesa da democracia e das instituições.
Política Heleno deixa regime fechado e passa a cumprir prisão domiciliar
Política Rui Costa e Fernando Haddad preparam saída dos ministérios em 2026
Política Lula diz que avaliará veto caso Senado aprove redução de pena de Bolsonaro
Política Em sessão na Assembleia, deputados aprovam mudanças no Planserv
Política Flávio Bolsonaro tem pior desempenho contra Lula entre nomes da direita para 2026
Política Em missão o oficial na China Zé Neto cumpre agenda sobre inovação, mobilidade e desenvolvimento tecnológico