O turismo na Bahia aumentou 9,7% no segundo trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior, superando a média nacional de 7,3% e garantindo a quarta melhor posição entre os estados do país.
Os dados constam no Boletim de Análise Conjuntural do Turismo, divulgado nesta terça-feira (21) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur). O fluxo de passageiros nos aeroportos de Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista cresceu 5,4%, com destaque para Porto Seguro (+23%) e Salvador (+3,3%). Cerca de 2,4 milhões de pessoas passaram pelos terminais no trimestre.
No sistema ferry-boat, foram registrados 210 mil veículos (+18,6%) e 1,3 milhão de passageiros (+13%) na travessia Salvador-Itaparica. A arrecadação com ICMS das atividades ligadas ao turismo somou R$ 1,3 bilhão, com alta de 13,2%. No mercado de trabalho, o setor gerou 701 novos empregos formais, principalmente em restaurantes (+363) e transporte por táxi (+330).
A taxa de ocupação hoteleira em Salvador foi de 56,6%, a segunda melhor para um segundo trimestre desde 2014. Segundo o boletim, os investimentos em festas juninas foram essenciais para os bons resultados. A expectativa para o próximo trimestre é positiva, com a realização de grandes eventos como o Festival de Inverno Bahia e a romaria de Bom Jesus da Lapa.
BA PF investiga suspeitos de se passarem por indígenas para receber benefícios do INSS
Candeias Prefeito Eriton Ramos Anuncia nova secretária e ajuste no comando de pastas
BA Carnaval de Salvador divulga nova marca em homenagem ao samba
BA Candeias: Matrículas para a rede municipal de ensino são prorrogadas
BA Bienal do Livro Bahia anuncia primeiras atrações da edição 2026
BA Presidente da FEC defende acordo entre municípios para frear altos cachês de artistas no São João