Palestras, debates e ampla discussão fizeram parte da 8ª Conferência Municipal de Saúde, nos dias 11 e 12/9, quinta e sexta-feira. O encontro reuniu representantes da sociedade civil, vereadores, secretários e profissionais da área para planejar a saúde para os próximos quatro anos.
O evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, aconteceu na Câmara de Vereadores.
Sob o tema “Cuidar de Gente: A saúde que escuta, acolhe e transforma”, a secretária da pasta, Adila Morgana, reafirmou o compromisso na promoção de uma saúde mais acolhedora.
“Este é um momento estratégico de construção coletiva, um espaço para contribuição dos trabalhadores da saúde e da sociedade civil, para que possamos planejar a saúde do município, escutando o que é vivido diariamente por vocês, e assim transformar em ações concretas”, afirmou.
Manoel Henrique, coordenador do apoio institucional do COSEMS – BA, mediou a palestra destacando o futuro das políticas públicas de saúde, a partir da elaboração do plano municipal para o quadriênio 2026-2029.
“Qual é o futuro de Candeias nos próximos quatro anos, enquanto administração pública? Esse futuro vai ser definido pelo plano municipal. É nele que precisam estar os caminhos para a Saúde Pública, não apenas em construção de unidades, mas na qualidade do cuidado”, explicou.