Sexta, 29 de Agosto de 2025
Bahia Política

Em Salvador, Dino diz que STF “não pode ceder a ameaças”

Dino proibiu instituições financeiras brasileiras de atender ordens de tribunais estrangeiros sem autorização expressa do Supremo

22/08/2025 15h35
Por: Redação
Em Salvador, Dino diz que STF “não pode ceder a ameaças”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, declarou nesta sexta-feira (22), durante um evento na Bahia, que o tribunal não deve se submeter a pressões ou intimidações. Segundo ele, sua decisão mais recente envolvendo os bancos não teve o objetivo de gerar embates, mas sim de prevenir disputas no futuro.

"Alguns acham que essa decisão e outras vêm no sentido de aumentar conflitos, é ao contrário, é no sentido de harmonizar situações contenciosas e, sobretudo, evitar conflitos no futuro. Um país que valoriza a sua Constituição não pode aceitar medidas de força que ameacem os seus cidadãos, as suas cidadãs e que ameaçam as suas empresas", argumentou.

Na segunda-feira (18), Dino decidiu que leis e determinações de outros países não têm validade automática no Brasil, por uma questão de soberania nacional. Na esteira desse processo, também proibiu instituições financeiras brasileiras de atender ordens de tribunais estrangeiros sem autorização expressa do STF.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
');