O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, nesta quarta-feira (13), que enviou uma carta convidando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para participar da COP30, marcada para novembro em Belém (PA). O evento, de acordo com Lula, será "a COP da verdade".
Lula ressaltou que a conferência será decisiva para pressionar líderes globais a se posicionarem sobre a gravidade da crise climática. “Eles vão ter que dizer se acreditam ou não nos problemas que nós estamos tendo no clima no mundo inteiro”, declarou.
Durante a abertura da 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária, no Palácio do Planalto, o presidente enfatizou a responsabilidade das nações desenvolvidas, que, segundo ele, acumulam uma dívida anual superior a US$ 1,3 trilhão devido às mudanças no clima.
Lula também defendeu a preservação da floresta, lembrando que “embaixo de cada copa daquela árvore, mora um extrativista, mora um indígena, um pescador, um pequeno trabalhador rural que precisam sobreviver”.
Política Moraes pede relatório detalhado sobre rotina de Bolsonaro na Papuda
Política Castro e Nunes parabenizam Nikolas Ferreira pela ‘Caminhada pela Liberdade’
Política Rui Costa afasta tese de troca com Jerônimo e reafirma foco no Senado
Política Atlas/Intel: Lula lidera em todos os cenários de 1º e de 2º turno para presidente
Política Deputado Zé Neto dialoga com o embaixador do Brasil na Suíça sobre infraestrutura e desenvolvimento no Fórum Econômico de Davos
Política Moraes determina transferência de Bolsonaro para Papudinha