O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está disposto a conversar diretamente com o presidente Donald Trump sobre as tarifas anunciadas contra produtos brasileiros. Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, Lula não se opõe ao diálogo, mas a conversa só deve acontecer se o presidente norte-americano atender pessoalmente a ligação.
A disposição de Lula ocorre após uma proposta feita por senadores brasileiros para que os dois líderes conversem. No entanto, o clima no Planalto é de pessimismo. Fontes do governo relatam dificuldades para estabelecer uma ponte direta com o núcleo político do governo Trump.
Segundo informações do portal g1, a avaliação é de que a Casa Branca deve abrir para negociações após a entrada em vigor das tarifas, marcada para 1º de agosto, como forma de aumentar seu poder de barganha. Apesar das tentativas, um interlocutor ligado diretamente ao presidente Lula frisou que há limites: "A soberania não é negociável", disse. O governo brasileiro rejeita qualquer interferência externa no Supremo Tribunal Federal ou sistemas como o Pix.
Política Moraes pede relatório detalhado sobre rotina de Bolsonaro na Papuda
Política Castro e Nunes parabenizam Nikolas Ferreira pela ‘Caminhada pela Liberdade’
Política Rui Costa afasta tese de troca com Jerônimo e reafirma foco no Senado
Política Atlas/Intel: Lula lidera em todos os cenários de 1º e de 2º turno para presidente
Política Deputado Zé Neto dialoga com o embaixador do Brasil na Suíça sobre infraestrutura e desenvolvimento no Fórum Econômico de Davos
Política Moraes determina transferência de Bolsonaro para Papudinha