A Concessionária Ponte Salvador-Itaparica (CPSI) divulgou nesta quarta-feira (11) um vídeo inédito com projeções em 3D e legendas em português, inglês e mandarim que detalha o projeto do Sistema Rodoviário que ligará a capital baiana à Ilha de Itaparica. A publicação marca o lançamento dos canais oficiais da empresa nas redes sociais.
Com seis minutos de duração, o vídeo apresenta informações técnicas e os impactos sociais e econômicos previstos com a construção da ponte, considerada a maior da América Latina, com 12,4 km de extensão sobre o mar. O CEO da concessionária, Cláudio Villas Boas, afirmou que o conteúdo busca apresentar o projeto de forma didática e destacar os benefícios da obra para comunidades locais e o desenvolvimento regional.
“Para além de questões técnicas, destacamos oportunidades que serão geradas para comunidades da nossa área de influência: pescadores, marisqueiras, povos de comunidades tradicionais e de matriz africana”, disse o executivo. Segundo ele, cerca de sete mil empregos serão criados durante a construção, e o novo sistema rodoviário impactará positivamente mais de 250 municípios baianos, alcançando aproximadamente 70% da população do estado.
O vídeo também ressalta o papel das empresas chinesas que lideram o consórcio responsável pela obra: China Communications Construction Company (CCCC) e China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC), ambas com histórico de grandes entregas no setor de infraestrutura, como a ponte que liga Hong Kong a Macau.
Além da ponte, o projeto prevê a construção de novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz, incluindo dois túneis paralelos à Via Expressa, 22 km de via expressa na Ilha e a duplicação de um trecho de 8 km da BA-001 até a Ponte do Funil. A estimativa do governo é que a obra reduza em mais de 100 km a distância entre Salvador e regiões turísticas do Baixo Sul e Sul do estado.
O investimento é viabilizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre o Governo da Bahia e o consórcio chinês. O contrato estabelece uma concessão de 35 anos para a construção, operação e manutenção do sistema viário.
BA Governo autoriza construção do campus da UFSB e arena esportiva em Jequié
BA MP recomenda cumprimento da Lei Antibaixaria no Carnaval de Bom Jesus da Lapa
BA Em crise, Correios reabrem programa de demissão voluntária com novidades
BA PF investiga suspeitos de se passarem por indígenas para receber benefícios do INSS
Candeias Prefeito Eriton Ramos Anuncia nova secretária e ajuste no comando de pastas
BA Carnaval de Salvador divulga nova marca em homenagem ao samba