Tecnologias agrícolas mais sustentáveis movimentam marcas nacionais e estrangeiras, além de profissionais do setor produtivo na 19ª edição da Bahia Farm Show, aberta oficialmente nesta terça-feira (10), em Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano. A solenidade, que marca o início de uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues, de secretários estaduais e de representantes de associações de produtores.
Em seu discurso, o governador falou do impacto das soluções tecnológicas no agronegócio. Ele também mencionou os investimentos estaduais em infraestrutura, crédito e incentivos que fazem do Estado um parceiro estratégico do setor.
“É um momento de um agro inteligente, porque as pessoas, os produtores, as empresas entenderam que produzir bem é produzir com responsabilidade. Essa transição sustentável não é mais promessa, é o nosso presente, nossa realidade. Nós temos corrido, enquanto Estado, para ser parceiro estratégico, garantindo melhores condições para desenvolvimento na Bahia”, avaliou o governador.
Secretário da Seagri, Pablo Barrozo, acrescentou: “Essa responsabilidade que o Governo do Estado sempre teve, é uma conquista de todos nós não só para o setor, mas para o planeta”.
A Bahia Farm Show segue até o dia 14 de junho, reunindo 434 empresas expositoras, além de startups voltadas à inteligência artificial, automação, energias renováveis e agricultura de precisão. A edição também explora o tema ‘Agro Inteligente, Futuro Sustentável’, com espaços dedicados à discussão de soluções inovadoras e sustentáveis que vão desde o plantio até a logística portuária.
Nesta edição, o governo estadual investiu R$ 2 milhões, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur-BA) no evento. A Desenbahia também é patrocinadora oficial e mantém um estande de linhas de financiamento para investimentos no aumento da produção, aquisição de máquinas e equipamentos, além de crédito para produtor rural.
Presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Moisés Schmidt comentou que a feira é uma vitrine de negócios e oportunidades para expositores e visitantes. “Agro inteligente para um futuro sustentável é mais do que um lema, é uma marca dos expositores que hoje têm a Bahia Farm como uma vitrine para o desenvolvimento do agro no Brasil com sensores, satélites, drones, máquinas e, claro, sobretudo nas decisões tomadas que respeitam o solo e o meio ambiente”, disse.
BA Eleições 2026: cerca de 120 mil passagens gratuitas foram emitidas
BA Primeira-dama de Jequié é exonerada após postagem contra eleitores de Lula
Nahia TRE da Bahia revoga prisão de secretário de Transporte de Salvador após retenção de ônibus
Bahia Bahia emite quase 20 mil passagens gratuitas para eleitores
Bahia Governo pode beneficiar 636 mil MEIs na Bahia com perdão de dívidas e aumento do teto
BA Estaduais suspendem aulas devido ao 2º turno das Eleições 2026