O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na manhã desta quinta-feira (15) para Montevidéu, onde participará do velório do ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica. Lula chegou a Brasília na madrugada desta quinta após uma viagem internacional de uma semana por Rússia e China. Poucas horas depois, decolou no avião presidencial para capital uruguaia.
A cerimônia de despedida de Mujica teve o cronograma alterado para permitir a presença de Lula. Inicialmente previsto para encerrar às 15h, o velório foi estendido até às 17h. O presidente destacou, em declaração à imprensa, a importância de prestar essa última homenagem a alguém que considerava uma referência de dignidade e respeito.
Lula e Mujica se conheceram há cerca de 20 anos e mantinham uma relação próxima. O último encontro entre os dois ocorreu em março deste ano, quando Lula esteve no Uruguai para a posse de Yamandú Orsi. Segundo o presidente brasileiro, já naquela ocasião teve a sensação de que seria a última vez que veria Mujica com vida. Lula retorna a Brasília ainda nesta quinta-feira, no início da noite.
BA Eleições 2026: cerca de 120 mil passagens gratuitas foram emitidas
BA Primeira-dama de Jequié é exonerada após postagem contra eleitores de Lula
Nahia TRE da Bahia revoga prisão de secretário de Transporte de Salvador após retenção de ônibus
Bahia Bahia emite quase 20 mil passagens gratuitas para eleitores
Bahia Governo pode beneficiar 636 mil MEIs na Bahia com perdão de dívidas e aumento do teto
BA Estaduais suspendem aulas devido ao 2º turno das Eleições 2026