Dom Sergio da Rocha comentou, ao lado dos demais cardeais brasileiros que participaram do conclave, sobre a relação do papa Leão XIV com o continente. Segundo ele, o novo pontífice “traz a América Latina no coração” e tem um carinho especial pelo Brasil. A informação é da CNN.
“Temos um papa que era um bispo latino-americano. Sem dúvida que sua origem americana tem sido ressaltada, mas não podemos esquecer que sua atuação episcopal, como bispo, foi no Peru, na América Latina. É alguém que traz no coração a própria América Latina”, afirmou.
Dom Sergio lembrou ainda da convivência com Leão XIV no Dicastério dos Bispos, destacando seu comportamento “simples, fraterno, acolhedor, sempre muito atento”. “[Leão XIV] era um pastor sensível às necessidades do nosso povo, muito unido ao papa Francisco e, penso eu, em sintonia com a caminhada da Igreja na América Latina”, acrescentou o cardeal.
Mais adiante, ele ressaltou a experiência do papa com os desafios da Igreja ao redor do mundo e sua sintonia com os atuais rumos da instituição. Segundo Dom Sergio, trata-se de um “missionário em um momento que a Igreja quer ser cada vez mais missionária”. Por fim, disse que já estava prevista uma visita do pontífice ao Brasil ainda este ano, com a celebração de uma missa no Santuário do Senhor do Bonfim, em Salvador.
BA Governo autoriza construção do campus da UFSB e arena esportiva em Jequié
BA MP recomenda cumprimento da Lei Antibaixaria no Carnaval de Bom Jesus da Lapa
BA Em crise, Correios reabrem programa de demissão voluntária com novidades
BA PF investiga suspeitos de se passarem por indígenas para receber benefícios do INSS
Candeias Prefeito Eriton Ramos Anuncia nova secretária e ajuste no comando de pastas
BA Carnaval de Salvador divulga nova marca em homenagem ao samba