O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou sua renúncia ao cargo e à liderança do Partido Liberal nesta segunda-feira (6), em um pronunciamento. Trudeau permanece como premiê até que um novo líder seja escolhido.
“Pretendo renunciar ao cargo de líder do partido, como primeiro-ministro, depois que o partido selecionar seu novo líder”, disse Trudeau a repórteres em Ottawa.
Durante o comunicado, o premiê comentou que possui um arrependimento: o sistema eleitoral do país.“Se eu tenho um arrependimento, particularmente conforme nos aproximamos desta eleição (…), eu gostaria que tivéssemos sido capazes de mudar a maneira como elegemos nossos governos neste país para que as pessoas pudessem simplesmente escolher uma segunda opção, ou uma terceira opção na mesma cédula”, completou.
Justin Trudeau também destacou que o Parlamento do país será suspenso até 24 de março, enquanto um novo líder é escolhido. “O Parlamento está paralisado há meses após o que foi a sessão mais longa de um Parlamento minoritário na história canadense”, explicou.
O Parlamento deveria retomar os trabalhos em 27 de janeiro, e os partidos de oposição prometeram derrubar o governo o mais rápido possível, provavelmente no final de março. No entanto, se ele efetivamente não retornar até 24 de março, o mais cedo que eles poderiam apresentar um voto de desconfiança seria em maio.
Internacional Trump ameaça vice da Venezuela e afirma que ela pode “pagar preço maior”
Mundo Tremor causa desmoronamento de mina e acidente deixa mortos no Chile
Mundo Trump prorroga acordo com o México por 90 dias e mantém tarifas sobre fentanil e metais
Jubileu Jubileu da Juventude: direto de Roma, Uchoa realiza mais uma cobertura internacional
Internacional Trump diz que anunciará novas tarifas contra o Brasil: “Não tem sido bom para nós”
Mundo Família acusa negligência e deve acionar Justiça após morte de brasileira durante trilha em vulcão na Indonésia