Em reunião realizada nesta quinta-feira (14) na sede da Federação Bahiana de Futebol (FBF), em Lauro de Freitas, foram definidos os detalhes do Baianão 2025. O Conselho Técnico reuniu dirigentes dos dez clubes participantes – Atlético, Bahia, Barcelona, Colo-Colo, Jacobina, Jacuipense, Jequié, Juazeirense, Porto e Vitória – para discutir regulamento, fórmula de disputa e classificações para competições nacionais.
Os clubes decidiram manter a mesma fórmula de disputa dos últimos anos: os dez times competirão em turno único, com os quatro melhores avançando para as semifinais e os dois últimos sendo rebaixados para a Série B de 2026. Na fase semifinal, os quatro classificados se enfrentarão em dois grupos: o 1º enfrentará o 4º e o 2º enfrentará o 3º, em jogos de ida e volta. A final será disputada em duas partidas, também de ida e volta, para decidir o campeão.
Outro destaque da reunião foi a decisão pelo retorno da Copa Governador do Estado, ou uma competição de nome similar, no primeiro semestre de 2025. A copa, que contará com no mínimo quatro clubes da Série A do Baianão, será iniciada até 20 dias após o encerramento da 1ª fase do estadual e dará ao campeão uma vaga na Copa do Brasil, agregando mais relevância ao calendário do futebol baiano.
Com essa nova configuração, a FBF oferece uma temporada mais longa para clubes que não avançam para a fase final do Baianão, evitando que suas atividades se encerrem precocemente após apenas 40 dias de disputa. Esse calendário estendido permite maior continuidade para as equipes e mais visibilidade para o campeonato estadual. O Baianão 2025 será disputado em 13 datas, conforme o calendário oficial da CBF, com início marcado para 11 de janeiro e previsão de término em 23 ou 26 de março.
Esportes Lula recebe Ancelotti e Infantino no Planalto para tratar da Copa do Mundo de 2027
Esportes Brasil terá delegação recorde nos Jogos de Inverno Milão-Cortina 2026
Esportes Com time alternativo, Bahia vence o Jequié na estreia do Baianão 2026
Esportes Empresária de Haaland elogia gestão do Grupo City no Bahia
Esportes CBF altera horário do segundo jogo da final da Copa do Brasil entre Vasco e Corinthians
Esportes Valor de mercado do Bahia dispara após fim da temporada de 2025