Em reunião realizada nesta quinta-feira (14) na sede da Federação Bahiana de Futebol (FBF), em Lauro de Freitas, foram definidos os detalhes do Baianão 2025. O Conselho Técnico reuniu dirigentes dos dez clubes participantes – Atlético, Bahia, Barcelona, Colo-Colo, Jacobina, Jacuipense, Jequié, Juazeirense, Porto e Vitória – para discutir regulamento, fórmula de disputa e classificações para competições nacionais.
Os clubes decidiram manter a mesma fórmula de disputa dos últimos anos: os dez times competirão em turno único, com os quatro melhores avançando para as semifinais e os dois últimos sendo rebaixados para a Série B de 2026. Na fase semifinal, os quatro classificados se enfrentarão em dois grupos: o 1º enfrentará o 4º e o 2º enfrentará o 3º, em jogos de ida e volta. A final será disputada em duas partidas, também de ida e volta, para decidir o campeão.
Outro destaque da reunião foi a decisão pelo retorno da Copa Governador do Estado, ou uma competição de nome similar, no primeiro semestre de 2025. A copa, que contará com no mínimo quatro clubes da Série A do Baianão, será iniciada até 20 dias após o encerramento da 1ª fase do estadual e dará ao campeão uma vaga na Copa do Brasil, agregando mais relevância ao calendário do futebol baiano.
Com essa nova configuração, a FBF oferece uma temporada mais longa para clubes que não avançam para a fase final do Baianão, evitando que suas atividades se encerrem precocemente após apenas 40 dias de disputa. Esse calendário estendido permite maior continuidade para as equipes e mais visibilidade para o campeonato estadual. O Baianão 2025 será disputado em 13 datas, conforme o calendário oficial da CBF, com início marcado para 11 de janeiro e previsão de término em 23 ou 26 de março.