A Bahia registrou 71.817 turistas internacionais e se configura como principal porta de entrada do Nordeste nos primeiros sete meses de 2024. Os argentinos foram os que mais visitaram o estado, conforme dados da Embratur.
O país sul-americano liderou em números absolutos, com 29.185 entradas, alta de 57,61% em relação ao mesmo período do ano passado. Portugal, em segundo, enviou 8.576 visitantes, um crescimento de 11,65%. Uruguai, na terceira posição, enviou 8.539 turistas, o que representa um acréscimo de 300,14%, em relação ao ano passado.
A Itália registrou 4.276 entradas, 24,09% a mais. E o Chile, ainda que menor em números absolutos, com 3.024 chegadas, teve o maior crescimento percentual: 4.282,61%, em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 69 turistas chilenos.
Outro grande destaque foi o número de poloneses que desembarcaram no estado. A chegada deles foi inflada graças ao voo fretado que ligou diretamente Salvador ao país europeu durante a alta temporada.
No geral, o estado registrou alta de 54,34% no número de visitantes estrangeiros nos primeiros sete meses do ano, o segundo maior aumento do Brasil em percentual levando em consideração os 10 principais portões de entrada, ficando atrás somente do estado de Santa Catarina, que apresentou um crescimento de 54,42% nos primeiros sete meses do ano.
Além disso, o crescimento percentual do acumulado ficou 40% acima do aumento nacional, que foi de 10,4%, saltando de 3,6 milhões para 4,03 milhões. Analisando somente as chegadas de julho/2024 a Bahia registrou 10.148.
BA Apostador da Bahia ganha mais de R$ 3 milhões na Lotofácil
BA Prefeitura de Porto Seguro estoura teto e contrata dupla sertaneja por R$ 905 mil
BA Jerônimo Rodrigues anuncia investimentos em saúde no interior da Bahia
Bahia Justiça mantém tornozeleira eletrônica de filho de vereadora acusado de atropelar corredor em Salvador
BA Desemprego na Bahia fica em 9,2% no 1º trimestre, menor em 15 anos
BA MP-BA pede suspensão de shows no São João de Paramirim por suspeita de superfaturamento