Segunda, 29 de Abril de 2024
Bahia BA

Bahia confirma duas mortes por chikungunya

Pacientes moravam nos municípios de Ipiaú e Teixeira de Freitas, cidades localizadas no sul e extremo sul da Bahia.

12/03/2024 12h07
Por: Redação
Bahia confirma duas mortes por chikungunya

Duas mortes por chikungunya foram confirmadas na Bahia na segunda-feira (11). De acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), os pacientes moravam nos municípios de Ipiaú e Teixeira de Freitas, cidades localizadas no sul e extremo sul da Bahia respectivamente.

Ainda conforme a pasta, até o último sábado (9), foram notificados 3.918 casos prováveis da doença no estado. Em 2023, foram 4.747 casos prováveis de chikungunya no mesmo período, o que representa uma redução de 17,5%.

Cenário da dengue

Na Bahia, o sinal de alerta está ligado para outra doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti: a dengue . Segundo a Sesab, 175 municípios baianos estão em estado de epidemia para a doença.

Até o momento, 12 mortes por dengue foram confirmados pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito da Sesab.

A pasta não detalhou o perfil dos pacientes que morreram. No entanto, a Secretaria Municipal de Vitória da Conquista informou na sexta-feira (8), que o terceiro caso do município foi um idoso de 78 anos, morador do bairro Alto do Candeias.

O idoso deu entrada no Hospital Geral de Vitória da Conquista com quadro suspeito de acidente vascular hemorrágico. Ele ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e morreu no dia 23 de fevereiro.

O g1 tentou contato com a Prefeitura de Jacaraci para buscar mais informações sobre os dois pacientes que tiveram a causa da morte confirmada pela Sesab na sexta, mas não obteve retorno.

O sudoeste concentra o maior número de mortes por dengue no estado, com casos em Jacaraci e Barra do Choça, por exemplo.

Relembre as cidades que registraram morte por dengue:

Jacaraci, no sudoeste da Bahia (4);
Ibiassucê, no sudoeste da Bahia;
Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia (3);
Barra do Choça, no sudoeste da Bahia;
Piripá, no sudoeste da Bahia;
Irecê, no norte da Bahia;
Feira de Santana, a 100 km de Salvador.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.