Nesta sexta-feira (8), o Ministério dos Transportes publicou no Diário Oficial da União (DOU), uma portaria que institui a política de incentivo a possibilitar variedades nos meios de pagamento de pedágios em rodovias federais administradas por concessionárias privadas.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou a Portaria n.º 241 que determina a obrigatoriedade de as empresas responsáveis por operar as praças de pedágio disponibilizarem aos usuários a opção de pagar a tarifa usando o PIX ou outros meios de pagamento semiautomático.
De acordo com o Ministério, o propósito é reduzir as filas e facilitar a vida dos motoristas, certificando a eficiência e a praticidade na cobrança das tarifas. “Publicamos nesta manhã, no DOU [Diário Oficial], a portaria que regulamenta o pagamento por PIX em todas as praças [de pedágio] do país. A medida visa garantir a eficiência e encurtar o tempo de parada, além de promover praticidade na cobrança, facilitando para os motoristas”, escreveu o ministro Renan Filho em uma rede social.
A partir disso, a portaria ministerial estabeleceu que o regulamento será feito pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em seguida, as cabines por praça de pedágio que deverão necessariamente aceitar ao menos uma das operações de débito, por meio de cartão bancário ou aplicativos para dispositivos móveis.
BA Eleições 2026: cerca de 120 mil passagens gratuitas foram emitidas
BA Primeira-dama de Jequié é exonerada após postagem contra eleitores de Lula
Nahia TRE da Bahia revoga prisão de secretário de Transporte de Salvador após retenção de ônibus
Bahia Bahia emite quase 20 mil passagens gratuitas para eleitores
Bahia Governo pode beneficiar 636 mil MEIs na Bahia com perdão de dívidas e aumento do teto
BA Estaduais suspendem aulas devido ao 2º turno das Eleições 2026