Terça, 30 de Abril de 2024
Bahia BA

Dengue causa alerta, mas covid ainda mata mais na Bahia

Em dois meses, a covid-19 já causou a morte de 100 pessoas no estado

01/03/2024 10h41
Por: Redação
Dengue causa alerta, mas covid ainda mata mais na Bahia

Com sete mortes registradas em  2024, os baianos seguem em alerta para a dengue. Mas um outro inimigo também continua sendo motivo de atenção: a covid-19. A doença que já levou ao isolamento social e  só em 2020 matou mais de 100 mil pessoas no estado, permanece fazendo vítimas, mais inclusive do que o próprio Aedes Aegypti. Entre janeiro e fevereiro deste ano, 100 pessoas morreram em decorrência do coronavírus na Bahia, de acordo com os dados da Central Integrada de Comando e Controle da Saúde do governo do estado. Os números evidenciam que, apesar dos avanços significativos alcançados devido à vacinação, o coronavírus continua a ser uma ameaça mais letal do que várias doenças, incluindo a arbovirose.

Dados do portal de transparência revelam que 58 municípios registraram casos fatais da doença. Salvador lidera o ranking ao contabilizar 27 mortes. Feira de Santana segue em segundo lugar, com 5 óbitos, enquanto Euclides da Cunha e Vitória da Conquista têm 3 cada. Além disso, destaca-se o perfil etário das vítimas, com a maioria delas tendo 80 anos ou mais.

O alerta é ainda maior para este período após as festas de verão. Em Salvador, só entre de 1º a 14 de fevereiro, foram registrados 338 casos de covid, com 7 óbitos. Depois disso, entre 15 a 28 de fevereiro, mais 313 casos e 4 mortes. O professor e infectologista Robson Reis, em entrevista ao Metropole Saúde, afirmou que já era esperado um aumento nos casos de covid devido principalmente aos festejos carnavalescos. "Nós sabemos que o Carnaval contribuiu muito para isso, com aglomerações de pessoas do mundo inteiro e de outros estados. As pessoas enfrentam maratonas no Carnaval, não dormem direito, não se alimentam direito, ficam com a imunidade baixa e se tornam mais suscetíveis a adoecer", pontuou.

Panorama da dengue

Em paralelo à escalada da covid, o Brasil enfrenta um aumento exponencial de infecções por dengue, que também é motivo de preocupação. Na Bahia, 16.771 casos prováveis da doença foram computados até 24 de fevereiro de 2024, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Esse número representa um aumento de quase 100% em comparação a 2023, quando, no mesmo período, foram registrados 8.408 casos prováveis. Ao todo, 64 municípios baianos estão em epidemia de dengue. 

"A dengue é uma doença endêmica, ou seja, ela acontece durante todo o ano. Porém, às vezes, ela aparece como surtos, um período epidêmico, que é o que a gente está justamente vendo agora. Atribui-se o momento às mudanças climáticas. Esse período de aumento dos casos da dengue geralmente costuma acontecer entre março, abril e maio. Agora, começamos a perceber isso mais cedo, de forma mais intensa”, explicou o infectologista.

Febre, dores no corpo, mal-estar e dor de cabeça são alguns dos sintomas da dengue e da covid-19. Segundo Robson Reis, em ambos os casos "a pessoa que está doente deve repousar e se hidratar”. No entanto, o médico pontuou que especialmente os pacientes infectados pela dengue devem se atentar ao uso de repelente. “Isso é uma observação essencial, porque uma vez que o mosquito picar alguém doente ele vai sair transmitindo [o vírus] para outras pessoas. É uma medida importantíssima desta cadeia de transmissão”, alertou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.