Segunda, 06 de Maio de 2024
Entretenimento BBB

Regionalismo e homofobia: entenda polêmica envolvendo fala de baiano no BBB

Enquanto alguns internautas afirmavam que a expressão usada pelo baiano foi homofóbica, outros alegavam que faz parte do modo de falar no estado

15/01/2024 10h50
Por: Redação
Regionalismo e homofobia: entenda polêmica envolvendo fala de baiano no BBB

O baiano Davi Brito tem chamado atenção nas redes sociais por sua participação no Big Brother Brasil (BBB), da TV Globo. Na noite deste domingo (14), o motorista por aplicativo se livrou de um paredão, mas acabou sendo indicado novamente. Revoltado com o voto que recebeu do colega de confinamento Nizam, ele disparou que foi “criado como homem e não como viado” por seu pai. No Twitter, a fala foi condenada por alguns internautas e justificada por outros. Enquanto uns classificam a expressão do baiano como homofóbica, outros afirmam que faz parte do modo de falar na Bahia.

O ex-bbb Gil do Vigor foi um dos que lamentou as palavras do baiano. “Em pleno 2024 não podemos normalizar a frase “sou homem, não sou viado” como gíria, seja quem for. As pessoas não merecem linchamento virtual, mas também não podemos simplesmente fecharmos os olhos e fingirmos que não foi uma fala homofóbica, seja quem for, errou e pronto”, escreveu.

A jornalista e atriz Maíra Azevedo, conhecida como Tia Má, também condenou a atitude de Davi e afirmou que o episódio deve servir de lição para 
que as expressões usadas sejam revistas e entendidas como instrumentos que podem “colaborar para a banalização de crimes”.

Houve, no entanto, quem alegasse que a expressão usada pelo brother, neste contexto, tratava-se de uma “expressão regional” típica dos baianos. O humorista Matheus Buente foi um deles. No Twitter, ele escreveu que “seria uma agonia” explicar para pessoas que, na verdade, Davi “só usou uma gíria que a favela toda usa”. 

Outros internautas também saíram em defesa do baiano. “Na Bahia, quando dizemos 'eu não souviado' não é uma questão de homofobia, é uma expressão comum, inclusive, entre a comunidade LGBTQ+. Vamos respeitar as nuances linguísticas e deixar Davi em paz", escreveu um deles.

Após o clima na casa amenizar, o participante Michel, que faz parte da comunidade LGBTQIA+, conversou com Davi, que reconheceu o erro de sua fala e pediu desculpa.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.