Segundo a coluna de Igor Gadelha no Metrópoles, deputados federais bolsonaristas pediram, na quinta-feira (30), a criação uma comissão externa na Câmara com objetivo de visitar os presos do 8 de Janeiro. A coluna aponta que o requerimento foi protocolado por Felipe Barros (PL-PR) e pede que a comissão possa visitar “in loco” os presos para verificar a situação carcerária e as prerrogativas dos advogados dos detentos.
De acordo com o Metrópoles, Barros afirma que chegou ao seu conhecimento possíveis violações de direitos humanos dentro do Complexo Penitenciário da Papuda (DF), especialmente contra os presos do 8 de Janeiro.
“Diversas denúncias chegam ao conhecimento deste parlamentar sobre a extrema limitação de visitação e outras violações dos direitos humanos no Complexo Penitenciário da Papuda”, diz o deputado no requerimento. Ainda segundo o Metrópoles, além de Barros, assinam o pedido os deputados André Fernandes (PL-CE), Mauricio Marcon (Podemos-RS), Rodrigo Valadares (União-SE), Alexandre Ramagem (PL-RJ), Nikolas Ferreira (PL-MG) e Evair de Melo (PP-ES).