A montadora chinesa de carros elétricos e híbridos, Build Your Dreams (BYD), lançou oficialmente a instalação das fábricas em solos baianos. A fábrica vai funcionar no mesmo complexo que antes operava a empresa americana Ford.
O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira (9) e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e do CEO Global da BYD, Wang Chuanfu, e da CEO BYD Américas, Stella Li.
"Hoje é um dia muito especial e a BYD chega à Bahia e ao Brasil em um bom momento. O desemprego é o menor da última década, 7,%, a inflação uma das menores do mundo 4%, e o Brasil é o segundo receptor de investimentos estrangeiros diretos do mundo”, disse o vice-presidente no seu discurso.
No estado, serão produzidos pela empresa, chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processar lítio e ferro fosfato. A BYD vai investir R$ 3 bilhões e anunciou ainda a instalação de um centro de pesquisa e desenvolvimento no complexo baiano.
Horas antes do lançamento oficial, o governador disse à Rádio Metropole que os postos de combustíveis da Bahia contarão com pontos de recarga para os carros elétricos. Os veículos elétricos terão isenção de Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) para carros emplacados no Estado com valor de até R$ 300 mil. A isenção consta de um projeto de lei que o governo da Bahia vai apresentar na Assembleia Legislativa.
Ainda segundo o governo, mais de cinco mil empregos diretos serão gerados pela BYD. Como contrapartida à instalação das fábricas, o governo da Bahia vai conceder incentivos fiscais à empresa até 31 de dezembro de 2032, conforme com a legislação tributária estadual.
BA Estudantes da rede estadual da Bahia têm até 4 de novembro para atualizar cadastro
BA Movimentos articulam nome de promotora negra Lívia Sant’Anna Vaz para o STF
BA Eleições 2026: cerca de 120 mil passagens gratuitas foram emitidas
BA Primeira-dama de Jequié é exonerada após postagem contra eleitores de Lula
Nahia TRE da Bahia revoga prisão de secretário de Transporte de Salvador após retenção de ônibus
Bahia Bahia emite quase 20 mil passagens gratuitas para eleitores