Sábado, 27 de Abril de 2024
Esportes Esportes

Após mais de cinco anos do "Ba-Vi da Paz", fim de torcida única no clássico é debatido na AL-BA

Audiência pública, presidida pelo deputado Bobô, reuniu dirigentes dos clubes, ex-atletas e representantes da Segurança Pública e do MP-BA

15/09/2023 18h48
Por: Redação
Após mais de cinco anos do

Um novo capítulo na história dos Ba-Vis começou a ser debatido nesta semana. Uma audiência pública na Assembleia Legislativa, na terça-feira (12), tratou de uma possível volta de torcedores rivais nas partidas entre Bahia e Vitória, condição que está restrita há mais de cinco anos.

A Comissão de Desporto, Paradesporto e Lazer, presidida pelo deputado Bobô (PC do B) - ex-jogador e ídolo do Tricolor -, reuniu dirigentes de clubes de futebol, ex-atletas e representantes da Polícia Militar e do Ministério Público estadual (MP-BA).

“São dois times no campo jogando, e nós queremos as duas torcidas acompanhando e vibrando. O estádio de futebol é pacificador. Mas quando a gente segrega, cria mais rivalidade. É importante trazer esse assunto para que gerações futuras tenham socialização", defendeu o deputado.

A torcida única foi adotada em 2017, quando a CBF acatou a recomendação do MP-BA depois de um Bavi no dia 9 de abril daquele ano, na Arena Fonte Nova. Cerca de uma hora após a partida do Campeonato Baiano, torcedores brigaram em um posto de gasolina próximo ao estádio e uma pessoa foi morta a tiros.

Em fevereiro de 2018, as duas torcidas voltaram a se encontrar depois de seis jogos restritos sem ocorrências graves. A partir disso, a ideia do retorno da participação dos torcedores visitantes ganhou força e, no primeiro clássico daquele ano, a partida foi realizada com torcida mista, também pelo Baianão.

No entanto, aquele que deveria ser lembrado como o "Ba-Vi da Paz" ficou marcado por uma briga generalizada, nove jogadores expulsos e um fim precoce no Barradão. Desde então, a torcida única voltou aos estádios nos clássicos baianos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.