Após a morte de Mãe Bernadete, o governo do estado adotou uma série de medidas para dar apoio à comunidade da religiosa e apurar o crime. A ialorixá foi morta na noite de quinta-feira (17), por dois criminosos armados que invadiram o Quilombo de Pitanga dos Palmares, em Simões Filho. Confira as medidas adotadas até agora:
1. Ainda na quinta-feira, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) prestou solidariedade a familiares e amigos e determinou que as Polícias Militar e Civil se deslocassem imediatamente ao local do crime e fossem firmes na investigação. Os secretários Felipe Freitas (Justiça e Direitos Humanos - SJDH), Angela Guimarães (Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais - Sepromi), Marcelo Werner (Segurança Pública - SSP) e Fabya Reis (Assistência e Desenvolvimento Social - Seades) também passaram a se dedicar ao caso e prestar apoio à família e à comunidade.
2. No dia seguinte ao crime, em agenda no interior do estado, o governador Jerônimo Rodrigues determinou a abertura de um trabalho conjunto das forças de Segurança para a investigação do caso.
3. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), ligaram para o governador prestando apoio e se colocando à disposição para cooperar na apuração do caso.
4. Ainda em agenda na cidade de Antônio Gonçalves, Jerônimo reforçou o empenho do governo do estado e ordenou que todas as medidas necessárias para esclarecer o caso fossem tomadas.
5. SSP, Sepromi, SJFS e Seades se encontraram com representantes do governo federal e das polícias Civil e Militar, em uma reunião extraordinária para tratar a apuração do caso.
6. Para prestar apoio e acompanhar a investigação, uma comitiva formada por integrantes dos governos estadual e federal visitou, na última sexta-feira (18), o Quilombo Pitanga dos Palmares, onde Mãe Bernadete morava e foi assassinado.
7. No sábado (19), o governador, acompanhado da primeira-dama Tatiana Velloso, foi ao velório de Mãe Bernadete, e depois passou o dia em uma série de reuniões sobre o caso.
BA Tarifas dos EUA devem atingir apenas 1,8% das exportações do agro baiano, aponta Faeb
BA Jerônimo diz que nova concessionária da BR-324 e BR-116 pode ser definida entre agosto e outubro
Bahia Chá revelação com fogos provoca incêndio em rancho turístico de Vitória da Conquista
Bahia Feira de Santana e Vitória da Conquista concentram número de mortes de motociclistas em rodovias federais
Bahia Uneb abre inscrições para mais de 2,4 mil vagas remanescentes em cursos de graduação
Bahia Jerônimo oficializa mudanças no secretariado da Bahia