O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) confirmou nesta quinta-feira (15) o segundo caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) na Bahia. A ave doente foi localizada no município de Prado, no litoral sul do estado, distante 50km de Caravelas, onde foi identificado o primeiro foco do vírus na última semana.
Até o momento nenhum humano foi contaminado. Os dois casos foram identificados em aves silvestres. O ministério reforça que a Influenza Aviária não é transmitida através da ingestão de carne de frango e ovos. Isso significa dizer que a população não precisa suspender o consumo desses produtos.
Ao todo, há 32 focos da IAAp no país e até o momento não houve registro de gripe aviária em aves de granja, ou seja, animais voltados para a alimentação. O ministério recomenda, como medida de prevenção, que as pessoas evitem o contato físico com aves silvestres residentes ou migratórias, com sintomas respiratórios ou nervosos, mortas ou doentes.
Em maio, o governo, por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária por 180 dias, devido à detecção de infecção do vírus da gripe aviária em aves silvestres no Brasil.
Bahia Seis baianos estão entre mortos em acidente entre ônibus e carreta em Minas Gerais
BA Apostador da Bahia ganha mais de R$ 3 milhões na Lotofácil
BA Prefeitura de Porto Seguro estoura teto e contrata dupla sertaneja por R$ 905 mil
BA Jerônimo Rodrigues anuncia investimentos em saúde no interior da Bahia
Bahia Justiça mantém tornozeleira eletrônica de filho de vereadora acusado de atropelar corredor em Salvador
BA Desemprego na Bahia fica em 9,2% no 1º trimestre, menor em 15 anos