O bloco Ilê Aiyê recuou e desistiu de liberar a participação de pessoas brancas no desfile da folia do próximo ano. Em nota divulgada à imprensa nesta quinta-feira (2), a entidade afirmou que "o desfile do Mais Belo dos Belos no Carnaval de Salvador tem a sua beleza no agrupamento festivo e exaltação de pessoas de pele preta e assim permanecerá sendo".
Ao jornalista e colunista do jornal Correio, Marrom, o fundador do bloco, Vovô do Ilê, havia confirmado a informação de que liberaria a participação de pessoas brancas no desfile. Mas, na nota à imprensa, a entidade afirmou que Vovô do Ilê apenas considerou como uma "possibilidade" e que não havia uma decisão oficial.
"Em 2024, o Ilê Aiyê completa 50 anos de trajetória e, mais do que nunca, esse será o momento de honrar suas conquistas. Os brancos serão sempre bem-vindos nas festas, shows e ensaios do bloco. Mas o desfile do Mais Belo dos Belos no Carnaval de Salvador tem a sua beleza no agrupamento festivo e exaltação de pessoas de pele preta e assim permanecerá sendo", diz trecho da nota.
BA Câmara de Teixeira de Freitas abre CPIs para investigar Prefeitura
Bahia Sesab regulamenta acesso a imóveis para contenção de risco à saúde pública na Bahia
Ba Transpetro abre cursos de qualificação com bolsa-auxílio de R$ 1 mil na Bahia
Bahia Fábrica da BYD em Camaçari deve gerar quase 10 mil empregos
Bahia Mpox registra 149 casos em 13 estados; veja situação da Bahia
BA Procon-BA deflagra operação ‘De olho no preço’ para fiscalizar alta dos combustíveis