O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), criticou as informações divulgadas pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) sobre os dados da cobertura vacinal do município. A pasta estadual da Saúde alega que a cidade tem um dos piores índices de cobertura vacinal da Bahia. Em contrapartida, o gestor municipal afirma que o dado é “irresponsável”.
“É irresponsável e inverídica a afirmação feita pelo governo do estado sobre a vacinação em Feira de Santana. O município continua fazendo diversos chamamentos para vacinação, através de notícias publicadas no site oficial da prefeitura, nas redes sociais oficiais, carro de som, em rádios, televisão e em sites de notícias. Informações irresponsáveis, desse tipo, desestimulam ainda mais os pais a levarem o filhos aos postos de vacinação”, disse, através de um comunicado, divulgado neste domingo (29).
De acordo com a nota, somente no ano passado, Feira de Santana aplicou mais 700 mil doses de diversas vacinas e desenvolveu várias campanhas de vacinação, em redes sociais, carro de som, televisão, sites e rádios. “No caso da poliomielite, a vigilância epidemiológica realizou, inclusive, ações em parceria com a secretaria municipal de Educação e esteve nas escolas municipais vacinando as crianças. O município atingiu 61,13% da meta, vacinando 19.584 crianças, percentual acima da média registrada na maior parte do Brasil”, argumentou.
O comunicado ainda ressalta a queda na média da cobertura vacinal em todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, o índice de vacinação caiu de 97%, em 2015, para 75% em 2020.
“No caso da Covid, Feira recebeu 1.678.294 e aplicou, até o dia 24 de janeiro desse ano, 1.584.186 doses. O município segue reforçando a divulgação e a importância da vacinação”, ressaltou a gestão municipal.
Feira de Santana Justiça condena família a pagar mais de R$ 1 milhão por manter mulher em condições análogas à escravidão por 42 anos
Feira de Santana Tecnologia revoluciona acesso a shows e grandes eventos em Feira de Santana
Feira de Santana TRF1 mantém decisão que absolve José Ronaldo em caso de improbidade administrativa
Feira de Santana Estado cede terreno para construção de policlínica em Feira de Santana
BA Candeias: Centro POP realiza palestra educativa sobre prevenção de hepatites virais para pessoas em situação de rua