Quinta, 26 de Maio de 2022
71 99208-9314
Bahia Fortes chuvas

Madrugada chuvosa gera ocorrências e áreas com risco de deslizamento, diz Codesal

Stiep foi bairro onde mais choveu nas últimas horas

10/05/2022 09h21
Por: Redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As chuvas que atingem Salvador desde a última segunda-feira (9) se intensificaram novamente durante a madrugada desta terça-feira (10) e acabaram por ascender novamente o alerta da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Segundo registros do órgão. desde ás 0h, oito ocorrências causadas pela chuva. Entre as principais preocupações, estão os deslizamentos e desabamentos de terra. A Codesal registrou quatro ocorrências do tipo na região de Pau da Lima, e duas ameaças de desabamentos na Liberdade e no Cabula. Avaliações de imóvel alagado foram solicitadas na região de Brotas  

"Já acumulamos em algumas localidades, nas últimas seis horas, cerca de 40 mm. Somado ao acumulado desde ontem, as chuvas nos colocam em situação de atenção para cenários de escorregamento de terras. As pessoas devem ficar atentas aos sinais, como escorregamento de terra, inclinação de vegetais, rachadura ou fissura  nos imóveis e de imediato contatar a Codesal para que os profissionais posam realizar vistorias e afastar os riscos", explicou o diretor do órgão Sosthenes Macedo
 
Nas últimas seis horas, segundo a Codesal. alguns bairros já acumulam mais de 30 mm de água com as chuvas das últimas horas. O bairro do Stiep chegou a acumular 37,2 mm nas últimas 06h; As regiões do Centro e do Caminho das Árvores completam o pódio das localidades em que mais choveu com 37 mm e 36,4 mm, respectivamente.  

Para as próximas horas, já há uma expectativa de redução das chuvas. "Hoje, ainda no fim da manhã, uma massa de ar quente começa tomar conta da cidade o que vai afastar essas pancadas de chuva que estamos tendo desde segunda", diz Macedo.  Quem precisar acionar a Codesal, que funciona em regime de plantão 24h. pode fazer através do número 199.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.