Terça, 14 de Maio de 2024
Covid-19 Covid-19

‘Não cabe uma consulta pública’, diz Tereza Paim sobre vacina em crianças

Ao bahia.ba, a secretária fala sobre priorizar a decisão de especialistas sobre a campanha de vacinação para crianças

23/12/2021 09h28 Atualizada há 2 anos
Por: Redação
Foto: Mattheus Miranda/bahia.ba
Foto: Mattheus Miranda/bahia.ba

A secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, esteve presente nesta quinta-feira (23), na entrega da reforma da Emergência do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador. Ao bahia.ba, Paim afirmou que a vacinação em crianças foi uma decisão ‘acertada’ da Anvisa e ‘não cabe uma consulta pública’ para decidir essa ação.

“Geralmente, em novidades pandêmicas, estudos são realizados, mas a urgência e o avanço da tecnologia fez com que esse processo fosse mais acelerado. O estabelecimento de vacinas é algo muito antigo, muito bem estabelecido, e novas plataformas são criadas sempre, isso faz parte da evolução cientifica. O mundo já provou, mais de 16 países já estão utilizando em crianças, e a Anvisa, acertadamente, fez a deliberação”.

“Dentro do panorama, também científico, não cabe essa consulta pública. O que torna um agrave maior é saber que a consulta pública, para além disso, existe consulta com especialistas, e na sua grande maioria avaliada por técnicos com experiência no assunto imunização, perceberam o rumor, ou seja, de que ponto de vista estava sendo feita aquela”, disse Paim.

A gestora também destacou que que o uso da vacina para a faixa de 5 a 11 anos já foi aprovada pelo comitê do Ministério da Saúde, segundo Paim, a agência reguladora ‘tem quer ser soberana’.

“Além disso, o próprio Ministério da Saúde tem um comitê consultivo que já tinha aprovado o uso da vacina, então são condutas que a gente percebe que não são exatamente aquelas condutas do passo-a-passo processuais do estudo científico, nós temos uma agência reguladora e ela tem quer ser soberana”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.