Quinta, 25 de Abril de 2024
Covid-19 Covid-19

Brasil vai barrar viajantes de seis países da África por causa de nova variante

Portaria deve ser publicada neste sábado (27) e passa a valer a partir de segunda-feira (29); decisão ocorreu durante reunião emergencial no Planalto

27/11/2021 17h06
Por: Redação
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O governo federal decidiu nesta sexta-feira (26) proibir a entrada no Brasil de quem esteve, nos últimos 14 dias, em seis países africanos: África do Sul, Botsuana, Suazilândia (Eswatini), Lesoto, Namíbia e Zimbábue.​

A ideia é evitar que se espalhe no Brasil uma nova variante da Covid-19 potencialmente mais transmissível, a B.1.1.529, batizada de ômicron pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

De acordo com o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil), a portaria com a medida será publicada neste sábado (27) e passará a valer a partir de segunda-feira (29).

"O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia", escreveu, no Twitter.

Nesta sexta-feira (26), Bolsonaro disse a apoiadores, na frente do Palácio do Alvorada, que uma nova onda do coronavírus está a caminho, mas havia descartado fechamento de fronteiras aéreas.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também não propõe o fechamento das fronteiras, mas defende a cobrança da vacina. A decisão de hoje foi pontual, pelo surgimento da nova variante, mas não está no radar um fechamento mais amplo.

Apesar da decisão de barrar viajantes de seis países africanos, o Brasil não pretende cobrar o passaporte da vacina.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.