O Banco Nacional de Itens (BNI), plataforma que reúne questões testadas e aprovadas para compor as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), está perto de esvaziar. Segundo informações do Jornal O Globo, servidores do Inep, instituto responsável pela realização e aplicação da prova, alertam para a falta de novas questões no banco, que não é alimentado desde o fim do governo Temer, há três anos. Atualmente, segundo duas pessoas que participaram da elaboração das provas, não há questões disponíveis para o exame de 2022.
Nas gestões anteriores, ainda segundo os servidores, todos os anos o banco recebia novas questões. A falta de novas perguntas explica, por exemplo, por que não houve uma só questão ou texto citando a pandemia de Covid-19. Surgida em 2020, ela ainda não existia quando as últimas questões foram incluídas no banco, há três anos.
Os servidores apontam que a constante troca de gestores na direção do órgão atrapalha a alimentação do banco.O Inep já teve quatro presidentes durante o governo Bolsonaro. Já o comando da diretoria de Avaliação da Educação Básica, diretamente responsável pela elaboração da prova, também teve alta rotatividade, com seis diretores nesse período. O cargo também chegou a ficar quase cinco meses sem titular, em 2019.
O último edital para criação de novas questões foi lançado em 2020. Os professores escolhidos para montar as novas questões foram chamados há dois meses para o curso de capacitação, que já foi concluído. Os servidores do órgão, no entanto, afirmam que ainda não está claro se o processo está garantido com segurança, já que o prazo está apertado.
Educação Funceb oferece 900 vagas para Cursos de Férias 2026
Educação Lula sanciona lei que cria “SUS da Educação”
Educação II Semana de Psicologia da Estácio promove diálogo entre arte, psicologia e cultura afro-brasileira
Educação Laboratórios, oficinas e workshops: Feira de Profissões atrai jovens do ensino médio
Educação Estácio Feira de Santana lança programa Escola do Direito para estudantes do Ensino Médio
Educação Planetário da Ufba tem programação gratuita em setembro