A Polícia Federal (PF) interditou na manhã desta quinta-feira (18) uma rede de postos de combustíveis na Bahia. A medida foi determinada durante a Operação Calvary, que visa desarticular aumaorganização criminosa suspeita de tráfico internacional de cocaína e com atuação em diversos atos de lavagem de dinheiro.
Ao todo, estão sendo cumpridos 36 mandados de busca e apreensão, seis mandados de prisão preventiva, quatro mandados de prisão temporária e sete mandados de interdição de atividade econômica. Além da Bahia, as diligências ocorrem nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Cerca de 150 policiais federais e oito servidores da Receita Federal participam da ação, realizada em colaboração com a Europol.
Os mandados foram expedidos pela 6ª Vara Federal de São Paulo/SP e englobam ainda o sequestro de 28 bens imóveis (localizados em 4 estados), diversos veículos (incluindo carros avaliados em mais de R$ 600.000,00), e valores custodiados em contas bancárias de 53 pessoas físicas e jurídicas (incluindo contas abertas em Portugal e na Bélgica).
A PF também determinou o sequestro de um navio de longo curso, pertencente ao grupo criminoso investigado e que seria utilizado no transporte transoceânico de cocaína.
Ao todo, estima-se que os bens apreendidos/sequestrados durante a investigação superam R$ 50.000.000,00.
A operação foi batizada de Calvary em alusão ao cemitério no qual Don Corleone, do filme O Poderoso Chefão I, foi sepultado, enquanto o líder da organização criminosa é chamado pelos demais integrantes do grupo de “Don”, em referência ao personagem.
BA Porto Seguro declara situação de emergência após chuvas intensas
Bahia Embasa suspende abastecimento de água em seis cidades baianas nesta quinta
Bahia Flipelô terá vans gratuitas entre o metrô e o Pelourinho; saiba como será
Bahia Gás de cozinha fica mais barato na Bahia a partir desta segunda-feira
BA Tarifas dos EUA devem atingir apenas 1,8% das exportações do agro baiano, aponta Faeb
BA Jerônimo diz que nova concessionária da BR-324 e BR-116 pode ser definida entre agosto e outubro