A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) se reuniu, nesta quarta-feira (3), com a secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), ISBET – Programa Jovem Aprendiz, Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cesat) e a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude para apresenta o plano de ação para prevenir e coibir o trabalho infantil na Central de Abastecimento (Ceasa).
De acordo com a SDE, a previsão é que o plano de ação passe a ser executado no próximo dia 8 de novembro, quando será oferecido um curso de treinamento para os agentes que realizarão a fiscalização diária.
Um workshop já foi realizado e teve como proposta a contextualização dos direitos da criança e do adolescente e os impactos do trabalho infantil para eles.
A Promotora Cíntia Campos da Silva, da 07ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude abordou os avanços das leis protetivas além de dar exemplos do que é configurado o trabalho e as possibilidades de execução. Já o Auditor Fiscal do Trabalho, Antônio Ferreira Neto trouxe a visão do trabalho de fiscalização e as possibilidades de acionamento da rede de apoio quando constatada alguma violação.
“Realizamos um excelente encontro proporcionando oportunidades para orientar e esclarecer a equipe do operacional da Ceasa nas ações diárias de combate ao trabalho infantil. É um momento de integração entre servidores da SDE, equipe Ceasa e Ministério Público da Bahia através da Promotoria da Infância e juventude. Estamos fortalecendo nossas parcerias numa ação conjunta para colhermos bons e efetivos resultados para a sociedade”, ressalta Danielle Luz, Diretora da DIMEC-SDE.
Também foram apresentadas as diretrizes gerais de combate ao trabalho infantil a serem previstas no edital de concessão para exploração da CEASA, a necessidade de estabelecimento de fluxograma para o acionamento da rede de proteção da infância e da juventude com a finalidade de acolhimento de crianças e adolescentes flagrados em situação de trabalho infantil.
BA Estudantes da rede estadual da Bahia têm até 4 de novembro para atualizar cadastro
BA Movimentos articulam nome de promotora negra Lívia Sant’Anna Vaz para o STF
BA Eleições 2026: cerca de 120 mil passagens gratuitas foram emitidas
BA Primeira-dama de Jequié é exonerada após postagem contra eleitores de Lula
Nahia TRE da Bahia revoga prisão de secretário de Transporte de Salvador após retenção de ônibus
Bahia Bahia emite quase 20 mil passagens gratuitas para eleitores