Sexta, 29 de Março de 2024
71 99208-9314
Cidades Proteção

Bruno Reis anuncia núcleo de enfrentamento ao feminicídio

Medida é uma parceria entre prefeitura e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA)

29/09/2021 11h07
Por: Redação
Foto: Betto Jr./Secom PMS
Foto: Betto Jr./Secom PMS

O prefeito Bruno Reis anunciou, realizada na manhã desta quarta-feira (29), que Salvador vai passar a contar com um Núcleo de Enfrentamento e Prevenção ao Feminicídio (NEF). Parceria entre prefeitura e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) tem como objetivo fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher na cidade.

Ao lado da secretária de Política para Mulheres Infância e Juventude, Fernanda Lordelo, a desembargadora Nágila Brito, presidente da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e a vice-prefeita Ana Paula Matos, Bruno reforçou a importância do núcleo no enfrentamento ao feminicídio.

“Nós temos o objetivo de deixar uma mensagem clara para toda a cidade. Hoje Salvador tem como política pública a proteção [da mulher] e o enfrentamento a violência domiciliar e ao feminicídio. Estamos aqui para orientar, além de dar um suporte e um apoio. Estamos aqui para evitar agressões e futuras vítimas da violência sexual”, disse.

O prefeito aproveitou a oportunidade para detalhar que a medida tem como prioridade a prevenção, conscientizando os homens, além de dar um suporte para as mulheres e as crianças, vítimas diretas desses crimes.

“O primeiro trabalho é de prevenção. Nós procuramos orientar, como também dar o suporte às mulheres e as crianças que são vítimas diretas, mas também conscientizando os homens. Dando essa orientação para evitar que isso possa se repetir. Salvador não pode ter espaço para a violência sexual, familiar e doméstica. Chega! É exatamente por isso que estamos montando esse núcleo”, reforçou Bruno.

Ainda durante a coletiva, a vice-prefeita Ana Paula Matos revelou que o núcleo vai trabalhar com uma equipe multidisciplinar, responsável por orientar e direcionar homens autores desses crimes.

“Por que investir recursos nessa visão com o homem? Porque ele precisa ressignificar o seu pensamento. Ele precisa entender a importância do significado da mulher”, disse Ana Paula.

Funcionamento

Em nota, a prefeitura informou que através da iniciativa, serão feitos o acompanhamento e a reeducação de autores de violência por meio do Grupo Reflexivo de Homens, que funcionará no NEF. Inicialmente os homens serão atendidos em grupos de dez indivíduos, todos encaminhados pelo Tribunal de Justiça, que comparecerão a dez encontros para capacitação e, em seguida, serão acompanhados durante um ano. O funcionamento do Núcleo será às quartas-feiras e sábados, das 8h às 17h, na Avenida Estados Unidos, 397, Edifício Cidade do Salvador, 4° andar, no Comércio.

Além disso, o Núcleo deverá desenvolver e fomentar ações, programas e políticas para prevenir, atender, acompanhar e monitorar os casos encaminhados pelo sistema judiciário para o NEF. Esses encaminhamentos serão monitorados por um período de seis meses, para análise de uma possível reincidência por parte do autor da violência.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.