Quinta, 29 de Julho de 2021
71 99208-9314
Política Covid-19

Publicação no Diário Oficial confirma bancários como grupo de prioridade na vacinação

Informação foi divulgada e comemorada por presidente do sindicato da categoria na Bahia

15/07/2021 10h07
Por: Redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O presidente do sindicato dos bancários da Bahia, o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), anunciou, em vídeo publicado nesta quinta-feira (15), a inclusão da categoria como público prioritário no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da Vacinação contra Covid-19 pelo Ministério da Saúde. Segundo ele, a autorização, "finalmente", aconteceu após muita luta do grupo.

A medida, publicada nesta quinta no Diário Oficial da União (DOU), também foi discutida e confirmada pela Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), integrada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). "Falei com o secretário estadual de Saúde [Fábio Vilas-Boas] e ele me confirmou que na última reunião da CIB foi incluída a categoria no plano", afirma Vasconcelos. Ele também indicou que o sindicato está em contato com as secretarias dos municípios.

O presidente do sindicato classificou a inclusão como "uma grande vitória. "Essa medida é fundamental, uma grande vitoria do sindicato”, exprimiu. De acordo com ele, 60% da categoria ainda nao se vacinou. "Depois de muita pressão do comando nacional dos bancários, de muitas reuniões -- reuniões técnicas, reuniões com a assessoria do ministério -- finalmente saiu a nota técnica que nos inclui", comemorou.