O secretário municipal de Saúde, Leo Prates, informou nesta sexta-feira (7) que Salvador deve receber apenas 10 mil doses da Coronavac, remessa insuficiente para atender cerca de 70 mil pessoas cuja dose de reforço está atrasada. A previsão é que o Ministério da Saúde envie a remessa de imunizantes neste sábado (8).
“A expectativa, e nós estamos estudando estratégias, é receber 10 mil [doses de] CoronaVac para 70 mil pessoas com segundas doses atrasadas. É difícil fechar essa conta, o problema é matemático. O ministério promete, até o fim da semana que vem, resolver essa crise. Mas, enfim, nós temos uma crise instalada na cidade de Salvador e no Brasil como um todo”, declarou o secretário em entrevista à rádio Metrópole.
Ao definir a situação como “crítica”, Prates também rechaçou o mais recente ataque do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à China, o que, em sua avaliação, poderá dificultar a liberação de insumos pelas autoridades do país asiático.
“A fala do presidente não colabora em nada. No momento em que precisamos de IFA [Insumo Farmacêutico Ativo], de insumos para produção da CoronaVac, nós estamos chegando aí a 60 mil pessoas em Salvador que ainda estão com a sua segunda dose atrasada, a gente vê o presidente da República agredir a China… Não colabora. Eu acho que o momento é de união. Eu acredito que essas falas não colaboram, não ajudam o andamento da vacinação”, disse.
Covid-19 Brasil registra 11.722 casos de covid-19 e 92 mortes em 24 horas
Covid-19 Bahia registra 567 novos casos e mais 11 óbitos nesta terça-feira (30)
Confira! Covid-19: Saiba onde se vacinar em Salvador nesta quarta
Salvador Salvador segue com aplicação das doses contra Covid-19 nesta sexta
Salvador Covid-19: prefeitura retoma vacinação em Salvador nesta segunda-feira (8)
Confira! Covid-19: Confira os postos de vacinação em Salvador nesta terça