Em decreto publicado hoje (13) no Diário Oficial do Estado, o Governo da Bahia decidiu prorrogar a proibição de atividades coletivas dentro das academias de dança ou ginástica. Os espaços, entretanto, podem permanecer em funcionamento, desde que ocupem 50% da sua capacidade máxima. A medida é válida até o dia 19 de abril.
Em março, o Conselho Regional de Educação Física da Bahia (CREF13/BA) chegou a entrar na Justiça contra o governo estadual solicitando a abertura das academias e similares durante a pandemia. Para o presidente do CREF13/BA, Rogério Moura, a medida foi "em defesa da categoria que trabalha com a saúde das pessoas e em prol da sociedade que precisa do serviço para manter a saúde". "O exercício físico em ambientes controlados, como academias e similares, combate comorbidades diretamente ligadas aos casos graves da Covid-19, além de recuperar as pessoas que sofreram com a doença", argumentou em nota divulgada no site do conselho.
O decreto desta segunda frisa ainda que permanecem proibidos eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados. Entre os exemplos, estão os eventos desportivos, cerimônias de casamento, passeatas e afins.
BA Inmet emite alerta de vendaval para a Bahia em meio à formação de ciclone-bomba no Sul do país
BA Vereadores trocam socos durante sessão da Câmara no interior da Bahia
BA Porto Seguro declara situação de emergência após chuvas intensas
Bahia Embasa suspende abastecimento de água em seis cidades baianas nesta quinta
Bahia Flipelô terá vans gratuitas entre o metrô e o Pelourinho; saiba como será
Bahia Gás de cozinha fica mais barato na Bahia a partir desta segunda-feira